Por que adquirir um ERP para locadora de equipamentos na nuvem?

Um ERP para locadora de equipamentos é um software integrado de gestão específico para esse mercado. Cada vez mais, as empresas do ramo têm se conscientizado da importância de contar com essa solução. No entanto, uma dúvida também é bastante comum: adquiri-lo na nuvem ou no modelo tradicional (on-premise)?

Sobre isso vamos ajudá-lo a pensar neste artigo. Você vai entender como funciona cada uma dessas abordagens para decidir qual delas é a melhor opção para o seu negócio. Confira!

O que é um ERP para locadora de equipamentos

Um ERP para gestão de locadora é um sistema integrado de gestão específico para as empresas desse segmento. Significa que ele foi desenhado para essa finalidade, o que o torna totalmente aderente às demandas desse tipo de negócio.

Para que você consiga visualizar melhor essa solução, vamos usar como exemplo o Loc1, solução que garante o controle da informação e o desenvolvimento de seu negócio de locação, de forma abrangente e descomplicada, transformando informação em aumento de rentabilidade.

Potencializado pelo SAP Business One, o Loc1 é capaz de garantir contratos bem definidos, gerar relatórios eficientes e proporcionar maior controle de seus equipamentos e consequentemente do seu negócio.

Principais características do Loc1:

  • Solução específica: desenvolvida com foco nos desafios vividos pelas empresas de locação.
  • Plataforma SAP Business One: construída sobre a parceria com a maior desenvolvedora de soluções em gestão.
  • Descomplicada e acessível: pensada para reduzir riscos e racionalizar custos de forma simples e ágil.
  • Abrangente: assegura todos os processos de sua operação, com informação de qualidade.

Principais benefícios do Loc1:

  • Controle de Disponibilidade dos ativos com recursos de reserva, manutenção e rastreabilidade
  • Gestão de Contratos ampliada com regras flexíveis, abrangentes e específicas para as Locadoras
  • Automação de Faturamento ampliado e especializado para Locadoras com controle de receitas recorrentes, adicionais e contadores
  • Manutenção de Ativos com recursos de criação de programas de manutenção de acordo com tempo, medidores e especificações do fabricante.
  • Serviços em Campo com várias possibilidades ao atendimento da assistência técnica, monitoramento da manutenção em campo, requisição peças e colocação de pedidos de venda.

Por que adquirir um ERP na nuvem

O modelo tradicional de implementação e utilização de um ERP é o licenciamento. Nele, a empresa paga pela licença de uso do sistema, passa por um processo de implantação que, muitas vezes, é longo e demanda investimentos em infraestrutura (bancos de dados, servidores, máquinas etc.).

Já, quando falamos em ERP na nuvem (Cloud Computing – Computação em Nuvem), estamos nos referindo ao software como serviço (Software as a Service – SaaS). Ou seja, é entregue via internet para uso, pois tudo fica alocado na infra da empresa fornecedora/provedora (a chamada “nuvem).

Nos últimos anos, a aquisição de ERP para locadora de equipamentos na nuvem tem crescido significativamente no Brasil e no mundo. Isso é uma consequência da evolução e da sofisticação do segmento.

E há diversas vantagens de adquirir um ERP na nuvem:

  • redução significativa de custos;
  • mobilidade (facilidade de uso em qualquer lugar e via qualquer dispositivo conectado à internet);
  • flexibilidade e escalabilidade (disponibilidade de inserção de recursos sem necessidade de parar a operação para implementar, por exemplo);
  • ganho de segurança da informação (o provedor utiliza métodos testados e aprovados para garantir a proteção dos dados) etc.

Em suma, um ERP para locadora de equipamentos na nuvem é mais moderno e econômico, pois facilita a transformação digital — e fornece todos os benefícios advindos dela — ao mesmo tempo em que mitiga a necessidade de investir em infra própria (é o provedor que se ocupa da sustentação do sistema para que ele esteja sempre disponível e operativo).

Que tal, você está preparado para avaliar um ERP para locadora de equipamentos na nuvem? Fale conosco e veja como podemos ajudá-lo!